Endofeminina 2024 – 20 anos contribuindo com a saúde da mulher

Publicado em 24/04/2024

Entre os dias 22 e 23 de março, foi realizada mais uma edição do Endofeminina, considerado um dos principais eventos nacionais relacionados à saúde da mulher. Desta vez, o encontro alcançou um marco histórico de 20 edições, atualizando e inovando com novos temas relacionados ao tratamento e à melhora da qualidade de vida da mulher.

As atividades ocorreram de forma híbrida (online e presencial), com os simpósios sendo feitos no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).

De acordo com a coordenadora geral do INCT Hormona e presidente do evento, Dra. Poli Mara Spritzer, desde a primeira edição, o objetivo é divulgar os avanços no conhecimento científico na área e contribuir para o aumento da massa crítica de profissionais da saúde atuando em endocrinologia feminina. “Nossa inspiração para as pesquisas é a atenção às nossas pacientes”, afirmou. No total, foram realizados nove simpósios, com 30 aulas ministradas por grandes nomes da área, com experiência na pesquisa e assistência à saúde.

Os temas foram baseados em resultados de estudos recentes e em temas atuais, relacionados ao dia a dia dos consultórios. Entre eles, o simpósio sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos, que contou com o apoio da Asociación Latinoamericana de Endocrinología Ginecológica (ALEG). O debate atualizou os participantes sobre as alterações na microbiota intestinal, evidências atuais no manejo clínico, além dos tratamentos de reprodução assistida e os cuidados na gestação.

Outra Sessão Especial abordou a sexualidade feminina no mundo atual, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS). Os palestrantes focaram na relação entre a aparência e a saúde mental, incluindo o uso de hormônios para fins estéticos, sem acompanhamento médico.

Entre outros tópicos que foram discutidos no evento estiveram – Dilemas em infertilidade e tecnologias de reprodução assistida, mulher com obesidade, endocrinologia na adolescente, a mulher na transição menopáutica e pós-menopausa, osteoporose e trageneridade.

O simpósio que fechou as atividades do Endofeminina teve como tema a transgeneridade.

O foco foi atualizar informações sobre a atenção endócrina às pessoas transgênero, como as definições adotadas no CID 11, que estão em vigor desde 2022. A Dra. Poli Mara mencionou as terminologias como incongruência de gênero e que ainda existem barreiras para o acesso aos sistemas de saúde.

Palestras disponíveis

Logo após o encerramento das atividades, no dia 23 de março, todas as apresentações do Endofeminina foram disponibilizadas aos participantes do evento e para quem ainda deseja se inscrever para acompanhar o conteúdo.

Os simpósios ficarão online por um período de 30 dias após o evento. As inscrições e o material podem ser acompanhados de forma integral no site oficial do evento: endofeminina.com.br.