Endofeminina 2023
Postado em 02/05/2023
Considerado um dos maiores eventos relacionados a hormônios femininos e saúde da mulher, a 19ª edição do Endofeminina foi realizada nos dias 31 de março e 1 de abril, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). O encontro, que é promovido pela Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, foi presidido pela coordenadora geral do INCT Hormona, Dra. Poli Mara Spritzer.
Uma das principais novidades foi a escolha da organização em realizar o evento no formato híbrido. Assim, pela primeira vez, os inscritos puderam optar por assistir as palestras presencialmente ou de forma virtual. Tanto quem foi ao Centro de Convenções, quanto quem acompanhou os simpósios em casa, tiveram acesso ao conteúdo online, que fica disponível por tempo determinado no site oficial (endofeminina.com.br).
A abertura foi feita pela Dra. Poli Mara Spritzer, que enfatizou a felicidade de retomar as atividades presenciais do Endofeminina, que estavam suspensas devido a pandemia de Covid-19 – as duas últimas edições foram realizadas online. A professora e pesquisadora também lembrou a qualidade das apresentações e dos trabalhos inscritos. “A quantidade e a qualidade dos resumos fez com que a organização decidisse por incluir na programação duas sessões de apresentações orais”, afirmou.
Programação Científica
Com mais de 20 horas de atividades, a programação científica do Endofeminina contou com a participação de grandes nomes da ciência nacional e internacional, além de representantes de entidades médicas internacionais. Os temas abordaram as novidades e atualizações mais recentes relacionadas a hormônio e a saúde da mulher:
- Simpósio 1: Climatério e Terapia Hormonal na Menopausa
- Simpósio 2: Temas em Contracepção e Endometriose
- Simpósio 3: Humor e Sexualidade na Mulher
- Simpósio 4: Atualização em Síndrome dos ovários policísticos
- Simpósio 5: Progressos em Hiperplasia adrenal congênita
- Simpósio 6: Dilemas e controvérsias em Endocrinologia Ginecológica
- Simpósio 7: Atualização em Osteoporose
- Simpósio 8: Terapia Hormonal e Cirurgia na Transgeneridade
Além das palestras, os participantes puderam conferir um tributo ao Dr. Marcello Bronstein, que faleceu em novembro do ano passado, deixando um grande legado na área da Neuroendocrinologia.
Trabalhos Científicos
Como já é tradição, o Endofeminina foi encerrado com a premiação dos três melhores artigos científicos submetidos no evento, feita pela Dra. Poli Mara Spritzer. A especialista ainda agradeceu os presentes e comemorou a retomada das atividades presenciais, possibilitando o reencontro de amigos. A Dra. Poli ainda agradeceu a todo o escopo de organização do Endofeminina e lembrou que os Simpósios realizados poderão ser revistos no site oficial do evento por um período determinado.