Avaliação sobre a satisfação do uso do DIU hormonal
Postado em 06/01/2023
Avaliar as opções de uso, os motivos de gostar, a satisfação e as possibilidades de recomendação do sistema intrauterino com levonorgestrel 52 mg (DIU-hormonal) por mulheres foi o objetivo de um estudo realizado pela equipe do Centro INCT Hormona, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O levantamento foi realizado de janeiro a julho de 2021, com usuárias que compareceram à clínica e responderam a um questionário. A partir daí, foram feitas análises descritivas das variáveis, avaliando o grau de satisfação e os motivos para a continuidade do uso do DIU-hormonal.
Segundo o coordenador do centro de pesquisa e membro do Comitê Gestor do INCT Hormona, Dr. Luis Bahamondes, o estudo encontrou um alto índice de satisfação. “Considero que a importância da pesquisa foi conhecer que as mulheres que já usam o DIU-hormonal (Mirena) pensam em relação a este método e o porquê de estarem satisfeitas com ele”, explica o especialista. “O mais importante foi ver que gostam porque é altamente efetivo como contraceptivo, mas também porque reduz o sangramento menstrual”, comenta.
De acordo com o artigo,nove em cada 10 usuárias (517 mulheres; 91%) ficaram satisfeitas com o método, e a maioria o recomendaria a outras mulheres. Para o Dr. Luis Bahamondes, apesar da aceitação do método, ele ainda é pouco utilizado no Brasil, devido a uma recusa do Ministério da Saúde em incorporar o mesmo no SUS.
A pesquisa “Reasons for satisfaction with the use of the 52-mg levonorgestrel intrauterine system” pode ser lida na íntegra através do link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35396862/