Vem aí o Endofeminina 2022

Postado em 15/02/2022

Está quase tudo pronto para a décima oitava edição do Encontro de Endocrinologia Feminina – Endofeminina. O evento, realizado com apoio do INCT Hormona e da Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, está marcado para os dias 25 e 26 de março.

Assim como no ano passado, o encontro será totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19 – as aulas serão gravadas, mas as sessões de perguntas e respostas serão transmitidas ao vivo, gerando a possibilidade de interação em tempo real entre os participantes e palestrantes. As inscrições já estão abertas.

Programação Científica

A programação científica já foi finalizada e traz como principal novidade a parceria com importantes sociedades internacionais. A sessão “Update and perspectives in PCOS”, por exemplo, será realizada em parceria com a Androgen Excess and PCOS Society – AEPCOS. Entre os destaques está a palestra “Challenges on evaluation and diagnosis of PCOS in adolescent girls”, que será comandada pela especialista nesta área Dra. Selma Witchel. Já a Dra. Eszter Vanky, que coordena o estudo PregMet, vai apresentar o tema “Metformin in pregnancy in women with PCOS: impact on maternal and long-term offspring outcomes”. Por fim, a Dr. Anuja Dokras vai tratar do tópico “Cardiovascular risk in women with PCOS”.

Já a Asociación Latinoamericana de Endocrinologia Ginecológica – ALEG –  irá apresentar temas importantes no simpósio “Impacto del covid-19 sobre la salud feminina”, com os seguintes tópicos:: “En adolescentes con contracepción” – Milagros Sánchez, “Ciclicidade menstrual e ovulação”- Lucas Bandeira Marchesan; “En la mujer embarazada” – Peter Chedraui; e “En la mujer climactérica”, Raúl Dominguez.

Nomes da Coordenação e do Comitê Gestor do INCT Hormona também estão confirmados na programação científica, entre eles: a coordenadora-geral, Dra. Poli Mara Spritzer; o vice-coordenador geral e coordenador Centro INCT Hormona Universidade de São Paulo Campus de Ribeirão Preto (USP/RP), Dr. Rui Ferriani; o coordenador do Centro INCT Hormona Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Fernando Marcos dos Reis; e o coordenador do Centro INCT Hormona Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Dr. Luis Bahamondes.

A programação completa pode ser conferida no site: www.endofemimina.com.br

Trabalhos Científicos

A submissão de trabalhos científicos está aberta e pode ser feita no site do Endofeminina até o dia 4 de março de 2022.

Os trabalhos científicos serão divulgados no formato digital e estarão disponíveis para visitação na plataforma durante todo o evento. O público e os autores poderão interagir através do chat, com comentários e perguntas. Os e-pôsteres serão avaliados por uma comissão científica, que indicará os melhores trabalhos para premiação. Segundo a organização do evento, todos receberão certificados.