INCT Hormona exibe evidências sobre preservação da fertilidade em pacientes com câncer de mama
Publicado em 17/06/2019
Tratamento com hormônio em período que antecede a quimioterapia demonstra bons resultados para prevenção da insuficiência ovariana
O uso do hormônio GnRH, em sua forma análoga (GnRHa), no período prévio à quimioterapia para o câncer de mama, reduz a chance de insuficiência ovariana nas pacientes, contribuindo para preservar sua condição de fertilidade após o tratamento. A evidência foi apresentada pelo coordenador do Centro INCT Hormona da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Dr. Fernando Marcos dos Reis, durante a tarde que encerrou as atividades do 16º Endofeminina, evento ocorrido em Porto Alegre.
“A agressão do tratamento com quimioterapia gera grande possibilidade de falência ovariana e pode antecipar o processo da menopausa. Evidências recentemente produzidas apontam que uso da substância análoga ao GnRH, 15 dias antes da quimioterapia, pode aumentar a chance de gravidez natural após o tratamento”, descreveu Reis.
O Endofeminina reuniu cerca de 160 profissionais de saúde e pesquisadores, durante os dias 14 e 15 de junho, para debater atualizações científicas e clínicas na área da endocrinologia feminina. “São informações muito valiosas para o diz a dia da gente no consultório e no hospital”, comentou a ginecologista de São Lourenço do Sul, Margareth Prietto, após sua primeira participação como expectadora no evento.
PALESTRANTES
Para o pesquisador e endocrinologista de São Paulo, Cláudio Elias Kater, que palestrou sobre “incidentaloma adrenal e hipercortisolismo subclínico”, o Endofeminina “tornou-se uma referência para a atividade médica, por ter valorizado os aspectos da endocrinologia relacionados à saúde da mulher”.
Já a endocrinologista Dolores Pardini, pesquisadora do Unifesp, que falou sobre “Tratamento não hormonal para a síndrome climatérica” destacou que “continua aprendendo”, após 11 participações no evento e afirmou que retornará nas futuras edições.
Texto: Luiz Sérgio Dibe
Fotos: Olga Ferreira