Coordenadora do INCT Hormona é agraciada com o título de “Maestra” pela ALEG

Publicado em 21/01/2019

A coordenadora-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Hormônios e Saúde da Mulher (INCT Hormona), Professora Doutora Poli Mara Spritzer, foi agraciada pela Associação Latino-americana de Endocrinología Ginecológica (ALEG) com o título de “Maestra Latinoamaericana en Endocrinologia Ginecologica“. A honraria foi entregue em cerimônia realizada no dia 22 de novembro passado, na Argentina.

Poli Mara é Professora Titular de Fisiologia e Endocrinologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora da Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Responsável por projetos de pesquisa clínica e translacional com ênfase em hiperandrogenismo, síndrome dos ovários policísticos, menopausa e osteoporose, além de abordagem endócrina e psiconeuroendócrina na transgeneridade, a professora tem seu trabalho reconhecido na consolidação da endocrinologia feminina no Brasil.

Em carta remetida pela ALEG, os dirigentes da entidade mencionam que a nomeação foi determinada levando em consideração o “incansável trabalho no caminho do bem-estar das mulheres e desenvolvimento da Endocrinologia Ginecológica”. Além disso, no documento, os autores da homenagem exaltam “as capacidades científica, profissional e pessoal, reconhecendo a correção, o desempenho e a retidão” da pesquisadora do HCPA.

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe
Foto: Divulgação ALEG